Pages

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Quaresma

Estilodesigner

Quaresma, tempo de reconsiliação com o eu interno, preservação do nosso interior para o grande dia, o dia da Ressureição, o renascimento da alma, tempo de livrar-se dos pecados e abrir-se para o nosso Senhor, doar aos pobres e aos enfermos, tempo de penitência e oração.

Na verdade, de certa forma, sempre devemos está em quaresma, no sentido de abrir-se mais para o Senhor e limpar nossa alma dos pecados, mas, o verdadeiro sentido da quaresma é Tempo de Preparação para Ressureição…

No Brasil, a quaresma é diferente de outros países, pois ela aderiu a alguns elementos místicos da cultura, principalmente da cultura nordestina.

O Lobisomem, lenda do folclore brasileiro, faz parte agora deste tempo de oração e penitência. O lobisomem, segundo a lenda aparece às noites durante a quaresma. Mas quem são estes lobisomens? São as próprias pessoas que cometem pecados como chingar, brigar entre outras coisas. E, a lenda diz que para que a pessoa deixe de ser lobisomem é necessário ir à Igreja todo dia até sair a maldição, há também alguns que dizem que é só enfiar uma agulha no dedo mindinho do bicho…

Bom, este é o bom estilo brasileiro de ser, sempre juntando sua cultura em tudo. O melhor é que, crianças de todo o Brasil, que possuem medo do “lobisomem” acabam aderindo ao espírito da quaresma e deixam realmente de chingar, de brigar com pais e amigos e de mentir. Isso tudo com medo de virarem lobisomens…

Na quaresma, apesar de lendas e coisas místicas, a religião deve prevalecer! Devemos dedicar estes quarenta dias a penitências e orações.

O percurso da Quaresma brasileira é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.

 

Este ano a Campanha da Fraternidade vem com o tema “Vida e Economia” e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” que inclusive foi aberta oficialmente hoje, sábado dia 20 de fevereiro de 2010!

No Brasil também a outro diferencial além destes dois anteriormente ditos, é a que a Quaresma acontece após o Carnaval, a festa mundana onde muitas pessoas estão tentadas a pecar… Mas, logo após os dias de folia, vem a quarta-feira de cinzas, para marcar início a quaresma, onde as pessoas podem se redimir pelos pecados cometidos…

Portanto, que ao menos tentemos entrar de cara durante estes quarenta dias de nossa vida e servir ao nosso Senhor, pois Ele é nosso único Salvador!

E este é o Estilo Brasil de passar os quarenta dias em penitência e oração!

Por: Renê Yves

0 comentários:

Postar um comentário