Pages

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval – Uma explosão em emoção

Estilodesigner

Salvador

DivulgaçãoTrios elétricos seguidos por uma multidão uniformizada cercada por cordas margeadas por foliões pipoca, aqueles que não têm dinheiro para comprar o abadá. Nem sempre o Carnaval de Salvador foi assim…
Hoje os números da festa são grande. Cerca de 2 milhões de pessoas pulam o Carnaval soteropolitano, entre turistas e foliões. Segundo a Saltur (Salvador Turismo) 234 entidades carnavalescas saem às ruas da cidade entre esta quinta e a próxima Quarta-Feira de Cinzas: 20 afoxés, 68 blocos afros, 20 blocos alternativos, 22 blocos de samba, 45 blocos de trio, três blocos especiais, três blocos indígenas, sete blocos infantis, 26 blocos percussivos, sete blocos de sopro e percussão e 13 blocos de travestidos.
Mas a maior folia do Brasil começou como uma manifestação livre e espontânea do baiano, na brincadeira do entrudo, na qual as pessoas jogavam bolas cheias de água-de-cheiro umas nas outras. Logo foi reprimida pela polícia e ganharam força os bailes de salão.

Como os negros não eram bem-vindos nos salões da sociedade, continuaram brincando o Carnaval nas ruas. Esses festejos foram organizados pela primeira vez pelo poder público em 1884. No ano seguinte, surgiu o primeiro afoxé, Embaixada Africana. O mais famosos deles, o afoxé Filhos de Gandhy, surgiu em 1949 para homenagear o líder indiano pacifista Mahatma Gandhy, assassinado no ano anterior.
Em 1950 a dupla Adolfo Antônio Nascimento, o Dodô, e Osmar Álvares de Macêdo, o Osmar, criaram o trio elétrico. Um velho Ford 1929 em cima do qual saíram tocando seus paus elétricos com som amplificado por alto-falantes.
Nos anos 70, a praça Castro Alves era o lugar do encontro no Carnaval. Em 1988, o Olodum desfilou pela primeira vez na Barra, deslocando o eixo da folia para a região, hoje a mais valorizada, transformada no circuito Dodô, em contraposição ao tradicional circuito do Campo Grande, também chamado de circuito Osmar.

Hoje o carnaval de Salvador tem atrações muito populares, talvez atrações até internacionais, com uma mistura de ritmos que só Salvador tem, agitando milhares de pessoas! Existem pessoas em Salvador e talvez em todo o Brasil que espera muito a festa de Carnaval, passa o ano todo trabalhando para poder entrar nos grandes blocos de Salvador! Assim, carnaval também é trabalho, trabalho por alegria!

Recife e Olinda

galo da madrugadaCidades que guardam uma rica cultura… Capital do frevo e do maracatu, as cidades de Recife e Olinda tem o carnaval muito colorido e reluzente!

Os foliões esbanjam alegria e criatividade em suas fantasias nada convencionais mas que fazem o seu carnaval com mais brilho… O frevo, ritmo oficial do carnaval de Recife, se espalhou pelo Brasil e, a partir dele foi criado o Trio Elétrico, isso mesmo, o trio elétrico começou a ser usado para aumentar a potência dos pequenos carros onde tocava-se o frevo!

O Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo, foi criado a 33 anos por cerca de 75 foliões que desejavam comemorar o carnaval fora dos bailes fechados e trazê-lo para o público, hoje, o bloco é o maior do mundo! O Galo da Madrugada coloca nas ruas de Recife mais gente do que a própria cidade tem, mais de 1 milhão de pessoas… Este ano, como já foi dito aqui no blog, o Galo estará com uma novidade, o Pinto da Madrugada, um bloco para o público infantil!

Em Recife, capital multicultural do Brasil, tem frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco-de-roda, samba, afoxé, rock, reggae, manguebeat. Todos os anos, o autêntico Carnaval de rua recifense arrebata milhões de foliões, turistas do Brasil e do exterior. Até Calypso acabou entrando na folia do Recife…

O Carnaval de Olinda, em Pernambuco, é reconhecido mundialmente pelos desfiles dos Bonecos de Olinda, bonecos de mais de dois metros, coloridos e de fácil localização, que saem às ruas junto com os foliões. e bonecos de mais de 2 metros, nomeados de Bonecos de Olinda. Eles vão as ruas junto com os foliões. São coloridos e facéis de serem achados, devido a sua altura.

Rio de Janeiro e São Paulo

São Pualo e Rio de Janeiro possui um dos carnavais mais coloridos e mais bem elaborados de todo o Brasil. Seu charme encanta multidões que se dispõe de lugares na arquibancada para ver ilustres escolas de samba… Alegorias bem produzidas, passos deslumbrantes, carros alegóricos cheios de efeitos e tudo mais… Tudo isso pode-se encontrar nos carnavais do Rio e de São Paulo… Vamos conhecer um pouco sobre a história destes carnavais…

Ficheiro:Gavioescarnaval.jpgO Carnaval de São Paulo é uma tradiconal festa carnavalesca que ocorre todos os anos na cidade de São Paulo. O desfile das escolas de samba paulistas ocorre no Sambódromo do Anhembi, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que também projetou o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro. O desfile do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo acontece na sexta-feira e no sábado da semana do carnaval.

Ficheiro:Abrebf.jpgDurante todo o período colonial as diversões que aconteciam na cidade do Rio de Janeiro durante o carnaval não diferiam daqueles presentes em outros centros urbanos brasileiros. Toda uma série de brincadeiras reunidas sob o termo Entrudo podiam ser encontradas nas ruas e nas casas senhoriais da cidade. No final do século XVIII, essas diversões consistiam basicamente no lançamento mútuo de limões de cheiro (dentro das casas senhoriais) ou qualquer outro tipo de líquidos ou pós (nas ruas). Após a Independência do Brasil, a elite carioca decide se afastar do passado lusitano e incrementar a aproximação com as novas potências capitalistas. A cidade e a cultura parisienses serão os parâmetros a guiar as modas e modos a serem importados.

Brasil

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Cidades do Brasil inteiro comemoram esta data em meio a festas! As opções de escolhas do tipo de carnaval não é pequena, é algo muito variado! Cidades como Manaus e Brasília contém carnavais como os do Rio de Janeiro e São Paulo, já em Belém há uma mistura do samba das escolas com o trio elétrico e os blocos de rua, assim também acontece no Rio de Janeiro, que, agora está atraindo também muitos turistas nos blocos de rua como o Bola Preta..

Então é isso gente…. Agora vocês conheceram um pouco mais sobre a cultura brasileira e seus carnavais… Isso é Estilo Brasil, um novo estilo de conhecer e ser brasileiro! Até a próxima com mais Brasil para vocês!

Fotos Carnavais do Brasil:

parintins20095.jpg image by papofurado

65562045

Carnaval de Pernambuco

Isso é Brasil, isso é Carnaval, isso é alegria… Isso é Cultura Brasileira!

0 comentários:

Postar um comentário