Pages

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Informática

Smartbooks fazem a ponte entre netbook e smartphone


Eles são grandalhões, mas suas vísceras, do processador ao sistema operacional, são de smartphone.

Duas categorias emergentes de dispositivos portáteis estrelaram o Mobile World Congress na semana passada: os tablets --computadores com tela sensível ao toque-- e os smartbooks --híbridos de smartphone e notebook.


Smartbook com Android, o Compaq AirLife 100, é um netbook por fora,  com teclado e tela de dez polegadas; por dentro, é um smartphone

Smartbook com Android, o Compaq AirLife 100, é um netbook por fora, com teclado e tela de 10"; por dentro, é um smartphone

O sistema operacional favorito desses aparelhos era o Android, do Google, cujo foco principal são os celulares, mas que hoje está presente em uma série de dispositivos, como leitores de livros eletrônicos.

A Nvidia demonstrou um tablet da Compal equipado com sua plataforma multimídia Tegra. Com tela sensível ao toque de sete polegadas, ele roda a versão mais recente do Android, a 2.1.

Segundo um representante da Nvidia, o preço ainda não foi definido, mas deve ficar no mesmo patamar do iPad, da Apple, cujo modelo mais simples sairá por US$ 499 nos Estados Unidos.

A Nvidia apresentou ainda protótipos com Windows CE. Para demonstrar as capacidades gráficas do Tegra, um dos aparelhos rodava o jogo Unreal Tournament.

Já a HP demonstrava um smartbook com Android, o Compaq AirLife 100. Por fora, ele é um netbook, com teclado e tela de dez polegadas. Por dentro, um smartphone, com processador Snapdragon de 1 GHz, Android e navegação GPS, com resposta ao toque adequada e boa performance.

Como o aparelho não é certificado pelo Google, não será possível instalar aplicativos do Android Market nele.

Sem preço divulgado, o AirLife 100 será vendido por enquanto somente na Espanha, com contrato de exclusividade da Telefonica.

Grande ou pequeno?

Em evento paralelo em Barcelona, a Dell apresentou o Mini 5, tablet com Android 1.6, ainda em fase de protótipo.

A tela sensível ao toque de 4,8 polegadas é menor do que a média dos tablets atuais, mas consideravelmente maior do que a de um smartphone. Apesar disso, o aparelho é capaz de fazer ligações.

O tablet da Dell conta com Bluetooth, Wi-Fi e GPS e sua data de lançamento não foi divulgada, apesar de a empresa prometer que o aparelho chegará ao mercado dos EUA ainda neste ano.


By: Alisson Matts

0 comentários:

Postar um comentário