Pages

quinta-feira, 3 de junho de 2010

ROCK ENTRE LINHAS


HOJE POSTAREI ALGUMAS DICAS DE LIVROS. OS ASSUNTOS DESTACADOS SÃO BEM INTERESSANTES PARA OS AMANTES DO BOM E VELHO ROCK.



Neste Almanaque do Rock o leitor encontra mais de 50 anos de história do bom e velho rock and roll, tudo sob a chancela do bom e velho Kid Vinil. De Chuck Berry a Radiohead e Muse, Elvis a Nirvana, Beatles a Oasis, Kiss a Pistols, está tudo aqui.






ALMANAQUE DO ROCK
Kid Vinil
(Ediouro)
Número de Páginas : 248
Altura : 23 cm
Largura : 20,8 cm



Se na década de 50, quando ele foi inventado por Chuck berry e Elvis Presley, significava uma fusão da country music e do rhythm’n’blues, hoje essa definição pode ser muito mais ampla. Com o passar dos tempos, o rock agregou elementos do jazz, da música clássica, do folk e da world music, entre outros.


Hoje o rock deita e rola na era digital, usando samplers, instrumentação eletrônica e muitos computadores. Mas uma coisa é importante ressaltar: o rock and roll nunca perdeu a sua rebeldia, o seu jeito de “entrar com o pé na porta”.


Você sabia que...


As raízes do rock and roll provêm de fontes variadas, como do blues tradicional, do Rhythm & Blues (R&B) e da música country, e que teve seu modelo criado pela primeira geração de rockers, como Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Bill Haley, entre outros?


Jerry Lee Lewis se casou com a sobrinha em segundo grau antes da assinatura do divórcio do casamento anterior, arruinando, com isso, sua carreira?


No Brasil, as primeiras gravações de rock and roll foram feitas por cantores populares, como Nora Ney, Cauby Peixoto, Agostinho dos Santos, Dolores Duran e Elis Regina, entre outros?


O Monterey Pop Festival é considerado o precursor do movimento hippie e se tornou modelo para grandes festivais futuros, como o de Woodstock?


Muitos consideram o Sex Pistols a primeira banda de punk inglesa, mas que o Clash é a banda que realmente pode ser considerada a verdadeira banda punk britânica?


Vimana foi uma banda brasileira dos anos 1970 que tocava rock progressivo e teve entre seus integrantes Lobão, Lulu Santos e Ritchie?


Descubra muito mais no Almanaque do rock!


Mini-site do Livro
www.ediouro.com.br/almanaquedorock


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


BANDA AC/DC






Em A história da banda AC/DC – Let There Be Rock, Suzan Masino traça a história da banda, desde seus primórdios, na Austrália, a detalhes da trágica morte de Bon Scott. Ela também conta como foi a escolha do novo frontman, Brian Johnson, e os bastidores do álbum divisor de águas da história do rock, Black in Black, o segundo mais vendido da história.




+ livro rock

LET THERE BE ROCK

A verdadeira história do AC/DC



A jornalista especializada em música Suzan Masino acompanhou a carreira do AC/DC desde seu inicio nos anos 1970. Para escrever este livro, ela recorreu ao seu vasto arquivo de entrevistas feitas em primeira mão e também a novas entrevistas com outros músicos e amigos da banda. Para o trabalho, foram entrevistados além dos integrantes da banda, personalidades como Keith Emerson (tecladista da banda Emerson, Lake & Palmer), Dave Evans (primeiro vocalista do AC/DC), Raymond Windlow (roadie da banda), e outras pessoas envolvidas com a história do grupo.

Em A história da banda AC/DC – Let There Be Rock, a autora traça a história da banda, desde seus primórdios, em Sydney, Austrália, além de detalhes como a trágica morte do vocalista Bon Scott, em 1980. Ela também conta como foi a escolha do novo frontman, Brian Johnson, e os bastidores do álbum divisor de águas da história do rock, Black in Black, apontado pela RIAA (Recording Industry Association of America), orgão que controla o mercado fonográfico norte-americano, como o 2º álbum mais vendido da história.

Todos os capítulos do livro levam títulos das músicas que vão desde o primeiro albúm (High Voltage) até o 18º (Black Ice). A obra premia os leitores com um cartão de mais 50 fotos, discografia completa, relação dos singles americanos, australianos e britânicos, bem como os álbuns de estúdio, vídeos e dvds. Um livro de fã para fã que foi sucesso nos EUA e Europa e agora é lançado no Brasil. Esta é a primeira vez que um livro sobre a banda é publicado no Brasil. For those about to rock!

Sobre a autora:
Susan Masino trabalhou como jornalista especializada em rock durante 29 anos e é autora de Famous Wiscosin Musicians e de Rock ´N´ Roll Fantasy: My Life and Times With AC/DC, Van Halen and Kiss. Publicou seu próprio jornal de música, Rock Central, por seis anos e escreveu para o Wi Music News uma coluna mensal. Criou um programa de rádio para a WJJO, de Madison, Wisconsin, que produziu e apresentou de 1997 a 2004. Susan também aparece no DVD Van Halen: The Early Years.


Livro: A história da banda AC/DC – Let there be rock
Autora: Susan Masino
Páginas: 256
Preço: R$ 39,90
Editora: Companhia Editora Nacional


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Os Beatles são assunto inesgotável. Centenas de livros, artigos e matérias já foram publicados sobre eles. Can’t Buy Me Love, mais recente lançamento da editora Larousse do Brasil, é um livro sobre os Beatles, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos nos vinte e cinco anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial.






CAN’T BUY ME LOVE

Os Beatles, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos


Livro entrelaça biografia, história cultural e crítica musical




Fruto de quase vinte anos de pesquisa, o autor Jonathan Gould situa o Fab Four no amplo e tumultuado panorama de seu tempo e espaço e enraíza a história da banda no contexto social que envolveu tanto a ascensão quanto a sua dissolução.


Tomando como ponto de partida a adolescência dos Beatles em Liverpool, Gould descreve as influências seminais – de Elvis Presley e Chuck Berry a The Goon Show e Alice no país das maravilhas – que os moldaram como indivíduos e como banda. Além de analisar a evolução como cantores, compositores e músicos, o autor destaca os avanços na tecnologia de gravação que tornou o som possível e singular, além das evoluções na televisão e no rádio que imprimiram força explosiva ao sucesso da banda.


Músico profissional, Gould evoca com sensibilidade o apelo atemporal da colaboração Lennon-McCartney e sua emergência como uma das mais criativas e significativas duplas de compositores da história. E lança novas luzes sobre a importância de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band como primeiro álbum conceitual do rock, algo expresso desde a memorável capa do disco.


Gould desvenda ainda os papéis centrais exercidos nos bastidores pelo empresário Brian Epstein e pelo produtor George Martin, além de creditar a influência exercida na música dos Beatles por contemporâneos como Bob Dylan, Brian Wilson e Ravi Shankar, acompanhando a escalada gradual das rivalidades internas que levaram à separação da banda depois do lançamento de sua última obra-prima, Abbey Road.


Mais significativamente, ao resenhar o impacto revolucionário do grupo sobre a cultura popular na década de 1960, Can’t Buy Me Love joga luz sobre os Beatles como fenômeno carismático de proporções internacionais, cuja energia perene e influência sem precedentes derivam das mudanças nos rumos do destino que transformaram a relação entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos nas décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial.


Dos beats dos Estados Unidos e dos Angry Young Men da Inglaterra às sombras do Caso Profumo e do assassinato de John Kennedy, Gould captura os desdobramentos de uma era que tornou os Beatles possíveis – e até necessários.



Sobre o autor: Escritor e ex-músico profissional, Jonathan Gould estudou com o eminente baterista de jazz Alan Dawson e trabalhou por muitos anos com bandas e estúdios de gravação. Além de escrever e tocar, Gould formou uma família, atou como político e desempenhou papel ativo na vida da comunidade no interior do estado de Nova York, onde vive há vinte e cinco anos.



Can’t buy me love
Autor: Jonathan Gould
Págs: 752
Tradução: Candombá
Preço: R$ 99,00
Editora Larousse


0 comentários:

Postar um comentário