Produção de um Cenário
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A principal dica que dou aqui é escolher qual será a natureza do cenário: natural ou urbano. Feita a escolha, agora preencha vários sqms com um ground-mãe. O ideal é preencher uma área maior à que será usada em cada quadro da fake. Agora, a parte principal. Dependendo do tipo de cenário, comece a preencher com mais grounds o cenário em questão. Use sempre grounds que combinem. Nada de lava do lado do gelo. E sempre preenchendo com bordas. Sobre as bordas, o aconselhável é variar um pouco elas. Utilize as bordas do ground-mãe e do ground complementar, variando um pouco o cenário e enriquecendo-o. Lembrando que isso não é uma regra. |
Detalhes do Cenário
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Terminado a produção, é hora de começarmos a detalhar o cenário. Cada cenário pede detalhes diferentes e únicos. Portanto, tome cuidado nessa hora. O ideal é procurar imagens no Google para ter uma base e ideias realísticas. Com sua base, comece a reproduzir o mais fielmente possível os detalhes da imagem para o cenário, dentro dos limites do mapeditor. Sempre tenha bom senso e saiba a hora de parar de detalhar. Isso evita que a imagem fique poluída, ou seja, cheia de tralhas. Entretanto, também tenha bom senso para não deixar faltar detalhes no mapa, o que o faz deixar pobre. Pode parecer um pouco difícil no começo, mas a melhor dica é treinar. |
Término do Cenário
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Após você por detalhar o cenário, a coisa mais importante a fazer é revisar. Se você se inspirou em uma imagem como base, olhe novamente ela e repare no que há para melhorar/corrigir. Quando você tiver certeza que o cenário está pronto, é hora de passar ele para a fake. |
Passando um Mapa para a Fake
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Não há mistério. Aperte o botão Print Screen do seu teclado para tirar uma Screenshot da sua tela. Depois cole no seu programa usado para fazer fakes e recorte a parte que você vai usar na fake, encaixando-a no quadro. Pronto, seu cenário está feito e passado para fake. |
10 Dicas Úteis
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1- Sempre tenha salvo seus mapas em um arquivo .otbm. É sempre útil termos uma base de um mapa já pronto. Assim, podemos editar alguns detalhes e reutilizá-los em outra fake. Lembrando que é para fazer com seus mapas, senão é riping. e_e2- Faça mapas bem grandes. Muito grandes. Assim, caso você esteja trabalhando com uma fake longa da para reaproveitar novamente aquela parte. Isso é bem útil com cenários naturais. Uma floresta, por exemplo.
3- O ideal dos mapas é tê-los prontos antes de começar a fazer uma fake.
Poupa tempo e paciência.
4- Nunca faça um mapa se não estiver com paciência. Isso evita possíveis cagadas e/ou mapas desleixados.
5- Sempre tenha ao seu lado o bom senso. Sem ele, o seu mapa tem grandes chances de não ficar bom.
6- Peça ajuda à quem entende do assunto para esclarecer suas dúvidas. É sempre bom ter uma referência.
7- Nunca confie inteiramente nos programas. Essa vale para quem usa RME. Você nunca deve acreditar que seu mapa sairá complementamente perfeito e/ou super foda porque ele faz bordas automáticas entre outras coisas. Verifique ele atentamente para ver se não tem erros gerados por bugs do programa.
8- Sempre seja humilde. Não é por que você é um bom mapper que vai se achar superior aos outros. Você pode muito bem melhorar seu mapping com dicas de novatos.
9- Treine sempre. Se você fica parado muito tempo, desaprende alguns conceitos. E também, você não vai aprender a mappear apenas lendo não só o meu como qualquer outro tutorial. Praticar leva a perfeição e se os resultados demoram à aperecer, não desacredite. Cada um tem seu tempo.
10- Faça duelos com seus amigos. A Arena de Fakes suporta duelos de mapping e está lá para isso. Por isso use e abuse dela. Como dito na dica #9, praticar leva a perfeição e lá é o lugar certo para isso.
By: Alissinho Matts
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